O Positivismo na Educação



Partindo das ideias de Auguste Comte, para se chegar ao estado positivo (campo de observação) na educação, devem-se considerar algumas etapas necessárias, tanto moral quanto técnica:
  • O pensamento fetichista (campo da imaginação) da criança;
  • A concepção metafísica (campo de argumentação) do adolescente e do jovem;
  • Positivismo da idade adulta/ maturidade.

O problema fundamental da educação, segundo Comte, era fazer com que, em pouco tempo, um único entendimento, alcançasse o mesmo ponto de desenvolvimento, durante um longo tempo, por um grande número de gênios superiores, que aplicavam, durante uma vida inteira, todas as suas forças ao estudo de um único assunto.

A forma de parar com esse sistema de herança histórica era dando conta de transmitir a correta ordem sucessiva das diferentes ciências, com a intermediação do educador como elemento de ligação entre indivíduo e sua herança histórico-cultural.

O Positivismo compreende as ciências como pesquisa daquilo que é determinado, certo e útil. Sua teoria pedagógica destaca os seguintes referenciais:

  • A educação reflete uma hierarquia do poder espiritual positivo, ou seja, deve impor a autoridade a partir de uma concepção hierárquica entre educador-educando, ocupando o educador a função de fonte de conhecimento para o educando;
  • A educação é, em seu todo, voltada para a ideia e o culto ao Grande Ser, isto é, à Humanidade;
  • A educação deve ser universal, para todos, independente de sexo ou nível socioeconômico;
  • A educação familiar é a educação espontânea, especialmente materna e voltada principalmente à educação moral;
  • A educação sistemática (ex: as escolas, colégios, cursinhos, faculdades...) deve ocorrer após a formação moral inicial, por meio de filósofos-educadores responsáveis pela sua sistematização, preparando o indivíduo para a maioridade;
  • Cabe a educação pública complementar a educação espontânea, familiar e materna, por intermédio da instrução teórica e prática;
  • É necessária a valorização da estética e da arte tanto na educação espontânea quanto na sistemática;
  • Além da educação científica, deve ser valorizado o estudo de literatura e de línguas (particularmente as dos países das fronteiras);
  • O método geral da educação positiva divide-se em duas fases: a anterior à puberdade, que deve enfatizar a preocupação com o concreto, a prática da observação e de exercícios físicos relacionados ao cotidiano; e a partir da puberdade, que deve buscar a sistematização por meios de lições formais;
  • Os professores devem ser capazes de promover a iniciação em todas as ciências, com destaque para o ensino oral.

Este ensinamento pedagógico que ambicionava criar uma nova sociedade teria como objetivo o reforço de três instituições que garantiriam o predomínio do altruísmo sobre o egoísmo: a propriedade (fonte da produção que excede às simples necessidades individuais e imediatas, permitindo o acúmulo de previsões que se tornam úteis a todos); a família (fonte da educação espontânea que cultiva o sentimento de solidariedade e o respeito às tradições) e a linguagem (fonte da comunicação entre os indivíduos que permite a formação de um capital intelectual necessário ao bem comum).